domingo, 26 de fevereiro de 2012

As relações mundanas desprovidas de amor são inúteis.

Enquanto a mãe tiver forças, ela alimentará seu filho. Este também deve cuidar de sua mãe do mesmo modo. Deus nos deu um nascimento humano para que alimentemos e cuidemos uns dos outros. Para que servem os relacionamentos, como os de irmãos e irmãs? Não é somente para que dividam as propriedades e riquezas, mas para que desenvolvam amor e generosidade uns para com os outros. Os verdadeiros parentes são aqueles que compartilham amor entre si. Os relacionamentos mundanos desprovidos de amor são inúteis. Aqueles que são fortes e poderosos devem proteger os fracos e desamparados.

Quando veem alguém em dificuldade, sejam gentis e tentem enxugar suas lágrimas. Isso é verdadeira compaixão. Essa compaixão é retidão; é amor. Quando expandimos nosso amor, podemos dar felicidade ao mundo inteiro. Por isso, desenvolvam amor. Se encontrarem com uma pessoa pobre, doente ou com problemas, ofereçam toda a ajuda que possam dar. Quando auxiliam a alguém nessas condições, Deus derrama sobre vocês o Seu amor. Em cada ser humano Deus está presente na forma do amor. Não devemos desperdiçar ou usar mal esse amor. Hoje em dia, expressamos amor de forma arbitrária, por toda e qualquer coisa. Ao amarmos coisas indesejáveis, trilhamos o caminho errado e alcançamos um estado lamentável.

Algumas pessoas demonstram um grande amor pelos estranhos, mas não têm o mesmo amor para com sua mãe e pai, dentro de casa. Primeiramente, devemos amar nossos pais e, depois, as outras pessoas. Entretanto, não devemos limitar nosso amor somente aos nossos amigos e parentes; devemos amar a todos. Só assim Deus derramará Seu amor sobre nós.

Quando virem alguém com dificuldades ou ferido na rua, não sejam indiferentes. Não importa o quanto estejam com pressa, tentem remover o sofrimento daquela pessoa. Então, Deus se manifestará diante de nós, enchendo-nos de energia. Não há ninguém neste mundo que possa nos dar mais amor do que Deus.

Nós cantamos bhajans e realizamos atividades de serviço só para alcançar o amor de Deus. Esse amor nos preenche com grande energia. Só Deus nos dá essa energia. Por isso, amem a Deus e a todas as pessoas que, na verdade, são as crianças de Deus.

Algumas crianças se tornam órfãs. Devem aliviar seu sofrimento. Assim, seu nascimento como seres humanos terá valor. Vocês veem uma pessoa com problemas e se afastam sem lhe demonstrar qualquer gentileza. Não há maior pecado do que esse. Amanhã, se acontecer de estarem em dificuldades, seus amigos também os ignorarão e zombarão de vocês. Portanto, devem amar aos demais e receber seu amor. Caridade e gentileza são componentes muito importantes do dharma.

Autor: Sathya Sai Baba

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Sobre o carnaval


Em resumo: Curta, brinque, descanse, reflita, instrua-se, lembrando sempre das nossas responsabilidades que para conosco e com o próximo.
Bom carnaval para todos!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Tudo na vida é passageiro. Só o amor de Deus é constante


Quando estiver só, lembre-se:
Deus está com você.

Quando não souber o caminho, lembre-se:
Deus é o guia.

Quando quiser desabafar, lembre-se:
Deus é o melhor amigo.

Quando estiver triste, lembre-se:
Deus é alegria e está dentro de você.

Quando precisar de um consolo, lembre-se:
Deus é o ombro para chorar.

Quando sentir-se distante de tudo, de todos, lembre-se:
Deus está todo tempo ao seu lado.

Quando não quiser mais viver, lembre-se:
Deus é vida e habita em você.

Quando se julgar incapaz, busque Deus e vencerá

Texto de Vanildes Rodrigues

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Filhos são do mundo

Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens.

A partir de certa idade, só valem conselhos. Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga. E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.

Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de prendermos a ter coragem. Isto mesmo!

Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo!

Então, de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.

E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice?

Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo! Volto para casa ao fim do plantão, início de férias, mais tempo para os filhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu coração já é deles.

Santo anjo do Senhor... É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, orar e aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas 'crias', que mesmo sendo 'emprestadas' são a maior parte de nós!!!
"A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver "

José Saramago