quinta-feira, 15 de julho de 2010

A reflexão

“Nós já dialogamos naturalmente com Deus, através da oração. Rezar é quebrar o silêncio. E a necessidade de reconhecer e ser reconhecido. Rezar é o som criado pelo mais profundo de nossos sentimentos.

Eu não estou falando apenas das preces formais que costumamos dizer na igreja ou no quarto, antes de dormir. Eu falo daqueles vestígios, fragmentos de oração que as pessoas usam, mesmo dizendo que não acreditam em nada, sem sequer se darem conta de que estão rezando. Algo inesperado acontece, e as pessoas dizem ‘Meu Deus!’, ou então, ‘Nossa Senhora!’, e ali está uma prece, muitas vezes escondida, proferida com vergonha, medo do ridículo, escondida sob a forma de blasfêmia.

A oração é um instinto humano de se abrir naquilo que tem de mais profundo. É impossível evitar este instinto. De uma maneira ou de outra, todas as pessoas rezam e rezaram deste o início dos tempos”.

Autor: Frederick Buechner

Você tem conversado com Deus de que forma?

4 comentários:

  1. Ao criarmos um dialogo com Deus comecamos a ter uma intimidade, ou melhor dizendo, um relacionamento com Ele. Dessa maneira natural e insconsciente passamos a falar do nosso sentimento ou sofrimento, o que tambem nos leva a uma curiosidade de conhece-lo melhor.

    Existem diversas formas de expressarmos e lugares que podemos realizar nossa conversa (reza), mas, o melhor de tudo eh poder falar com Ele. A oracao nao eh apenas um instinto humano, acredito que eh uma forma de poder dizer em segredo o mais puro dos nossos sentimentos.

    Construir esse dialogo nao eh somente descobrir quem Ele eh, torna-se um momento unico em nossa vida. Muitas vezes procuramos amigos, familiares mais proximos, felizmente so encontraremos certeza e sabedoria nos simples gestos que Ele pode nos oferecer. Orar, rezar, conversar, seja la a forma que achar nelhor para voce, apenas busque a Deus em qualquer hora ou momento pois eh o Unico capaz de nos amparar das situacoes mais inexplicaveis em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Na sua singular obra “O Último Porquê” (1989), Pierre Weil buscou responder duas questões fundamentais para a pessoa humana, sugerindo ao homem a empenhada busca de Deus:
    - “Meu Deus! Mas afinal de contas, quem és Tu? E eu? Fala-me, eu te suplico: quem sou eu?”.
    - “... Na verdade, a resposta a estas duas perguntas se encontra em ti mesmo, elas não podem se expressar em palavras, trata-se de uma experiência vivida por ninguém. Somente tu a podes encontrar. Se tu encontras quem tu és, tu saberás quem Eu sou...".

    ResponderExcluir
  3. No decorrer de nossas vidas,somos o tempo todo ensinados a rezar ,mas se perguntarmos a reza é algo singular,individual ou coletivo??Acredito que a reza é algo particular,que nasce do desejo,certeza e fé de estamos sendo escutados,Deus não se faz presente apenas nos templos religiosos,mas sim dentro de cada um de nós de maneira particular e diferente,cada indivíduo tem a sua maneira de conversasr com Deus é através de bosa ações,de conversas,de pedidos e agradecimentos.

    ResponderExcluir
  4. A verdadeira prece é aquela que se revela pela intenção edificante e que também, podemos traduzi-la através das advertências e dos conselhos reformadores. Todavia, a perfeição da prece depende do pensamento que a eleva e dos sentimentos que lhe dão valor.

    ResponderExcluir

Comente: