domingo, 13 de março de 2011

Palavras do Dharma

Acordávamos antes dos pássaros. Os insetos chilreavam enquanto nós sentávamos em meditação. No silêncio de nossas bocas, ouvíamos o primeiro piar anunciando a manhã. Assim passávamos os dias. De meditação em meditação, silêncio e orações. Plena atenção aos gestos, passos, olhos baixos.

Havia dor. A dor do corpo não acostumado a tantas horas na mesma posição e a dor da tristeza, da saudade, da incerteza, da culpa.

Havia a dúvida. Havia o medo de perder a razão. Como se perde a razão? Primeiro seria de bom senso encontra-la.

Em um vitral da sala em que meditávamos, estava escrito: “Não há religião superior a verdade”. Era o que nós tentávamos encontrar, a verdade. Verdade sobre nós mesmos. Mas ela deveria ser clara e luminosa, afastando a ignorância, a ganância, a raiva, o rancor.

Esperando o momento de me levantar, com as pernas doendo, contando cada inspiração, eu me esquecia de meu propósito e de minha busca. Parece tão simples e é tão difícil. Poucos conseguem, bem poucos se interessam. Queremos sempre ser entretidos. Gostamos de entretenimento. Pode ser televisão, filme, música, teatro, leitura. Podem ser encontros, festas, conversas. Podem ser amores e desamores, afetos e desafetos, brigas, ciúmes, inveja.

Perceba suas emoções, seus pensamentos, sensações. Discernimento é uma palavra que os padres e as monjas gostam muito. Responsabilidade. Escolha.

À noite, antes de ir dormir, antes do último e delicioso toque do sino, que nos permitia levantar, com voz lenta e dramática foi declamado: “Vida e morte são de suprema importância. O tempo rapidamente se esvai e a oportunidade se perde. Cada um de nós deve se esforçar para acordar, para despertar. Não desperdice a sua vida.”.

Saíamos da sala em silêncio. Alguns ouvindo tudo, outros nada. Mas a verdade incessante não deixava de ser proclamada. Está sempre em toda a parte e, no entanto, sem abrir o olho da sabedoria, nada entendemos.

Autora: Monja Coen Sensei
Disponível em: http://www.monjacoen.com.br/textos-budistas/textos-da-monja-coen/406-palavras-do-dharma

O texto nos orienta a buscar a nossa verdade. Sendo o Dharma o "Caminho para a Verdade Superior", você topa o desafio dessa busca?

2 comentários:

  1. Muito interessante o seu blog!

    Aproveito a visita para divulgar o blog www.mastigandoemsalvador.blogspot.com
    Um blog com resenhas e aventuras gastronômicas! Em breve um sorteio somente para os soteropolitanos seguidores.. não perca! bj

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e comentário!
    Já visitei o seu blog e também gostei do que vi.

    Volte sempre!

    ResponderExcluir

Comente: