domingo, 5 de junho de 2011

Espontaneidade

Toda artificialidade do ser humano vem dessa necessidade de agradar, que está ligada a toda barganha. Com isso você perde uma qualidade que considero vital na vida humana: espontaneidade. Se você está preso aos condicionamentos, não pode ser espontâneo. Espontaneidade não é uma questão de certo e errado - é uma questão de ser.

Você diz que é espontâneo, mas talvez não saiba ainda o que é isso, porque está simplesmente imitando. A verdadeira confiança está escondida sob essa imitação - estou falando sobre máscara e sobre eu idealizado, usando outras palavras. A raiz da ação está aprisionada. A ação, nesse caso, não nasce da espontaneidade, mas da necessidade de fazer certo e de fazer sucesso. Isso é um aprisionamento da consciência.

Uma rosa exala seu perfume, naturalmente. Isso é espontâneo para a rosa. O ser humano só vai exalar o que considera ser perfume se estiver correspondendo às normas. Se a religião deixar, se as leis da sociedade deixarem, aí você exala seu perfume. Do contrário, não. Você vai tentar se mover de acordo com as regras. Talvez elas estejam dizendo: abafe o seu perfume, tranque-o, você não pode exalá-lo. E você vai fazer isso.

Isso acontece todos os dias, de maneiras variadas, em todos os aspectos da vida. Por exemplo: você tem vocação para uma coisa, mas de repente é forçada a seguir num caminho diametralmente oposto da sua vocação. Você será feliz seguindo esse caminho? Não. Porque estará no caminho oposto sonhando com o real, com aquilo que está dentro de você. A sua essência está indo numa direção e a sua personalidade, que é fruto do meio, está indo noutra, completamente oposta. É inevitável que você seja infeliz.

Espontaneidade significa deixar acontecer. Não impedir o curso dos acontecimentos. E como é possível ser espontâneo? Qual a outra qualidade que lhe permite ser assim? Confiança! Por que como você será espontâneo de fato se você não confia que realmente “é isto”? Se você deixar de ouvir os outros para ouvir a si mesmo, será preciso confiança. Sem ela, você não segue o seu coração. Você seguirá ouvindo todas as vozes que falam na sua mente de todas as maneiras.

Tem de ter confiança, porque, se não, o que acontecerá se você seguir seu coração e quebrar a cara? Aí sim você dirá: “Eles estavam certos, eu quebrei a cara”. Aí se encherá de culpa.

Não é para isso que você quebrou a cara, mas para respirar fundo e falar: “OK, isso faz parte da caminhada”. É verdadeiro aquele ditado, de que se aprende errando. Tente remover da sua mente essa necessidade de ser perfeito. Isso tem lhe machucado muito.

É uma gastura!

Você não pára! É o tempo todo correndo atrás de seu próprio rabo. Isso não tem fim. Relaxa! Relaxa...

Você não sabe o que é isso, não é? A mente não pára, não é? Porque está tentando fazer certo, com medo de errar. Repito: espontaneidade não tem absolutamente nada a ver com certo ou errado.

Falo isso para que possa se observar: onde você está em relação a isso? Você é espontâneo? Ou está preso nessa armadilha? Nesse espectro da mente? Nessa necessidade de fazer certo e no medo de errar?
Estou tão totalmente presa que não consigo sentir Maharajii.

Você consegue me sentir? É a mesma coisa. Eu sou Maharajii. Não há diferença. Somos uma coisa só. Ele deu poderes para que você se conecte comigo. Tudo que ele transmite para mim, você recebe.

Mesmo estando aqui, eu penso em você.
Aqui é minha casa. Eu e Maharajii somos um. Ele disse isso publicamente – está gravado. Você chega a mim através dele. Eu transmito meu amor para ele e ele passa para vocês. Conecte seu coração com o meu, e você chega a Maharajii, OK?

Autor: Sri Prem Baba

Você tem sido espontâneo(a)??

3 comentários:

  1. É realmente difícil as vezes ter confiança em nós, no que sentimos e agir com espontaneidade e digo mais: abrir o coração, ser sincero, colocar coisas em pratos limpos requerendo mudança é um parto para muitos. O medo é o maior vilão, o que mais nos impede de seguir em frente e tomar atitudes que já deveriam ser tomadas a muito tempo. Medo de perder, medo sim de errar, medo de ouvir um não quando se quer ouvir um sim ou até mesmo o contrário... É preciso mesmo se conhecer, se avaliar e buscar essa tal de espontaneidade dentro de nós para que ela se manifeste sem ser forçada, ou como diz o texto, sem ser imitada, que seja natural sem medo do que vem na contramão!!

    ResponderExcluir
  2. Ser espontâneo é ter um coração simples, natural, como o de uma criança. É cultivar dentro de si, a pureza das intenções. É ter a confiança necessária para despir-se da máscara, imposta pelo ego, da persona. É ser a luz espiritual, o amor dentro de si mesmo... Lindo texto Ivan!

    ResponderExcluir

Comente: