domingo, 27 de novembro de 2011

A Iluminação

Este é um ponto importante para que possamos reter a atenção. O que você vem buscar num lugar como esse? O que te move nessa jornada? O que fez que você saísse lá de São Paulo e viajasse tantas horas para chegar até aqui?

Eu sei o que você está buscando, porque é o que todo ser humano busca: paz. Paz profunda e estável. O que você busca é libertação do sofrimento. Cada um à sua maneira, no seu grau de entendimento, mas todos, sem exceção, estão buscando paz. De alguma forma, você já caminhou o suficiente para compreender que essa paz não será encontrada fora de você.

O que promove esse estado que você tanto busca é o que há muito tempo nós viemos chamando de iluminação. Aqui, o hinduísmo utiliza a palavra Jivan Mukta – “liberado vivo”. Liberado do quê? Do sofrimento. Vamos compreender melhor essa questão.

O que é a iluminação? É o reconhecimento da sua verdadeira natureza, além do nome, da forma e da sua história. Quem é você, além do nome e da forma?

Estão lembrados do exemplo que dei sobre as várias lâmpadas e a energia elétrica que as compõem? Entenda a energia elétrica como o Ser, a essência que habita a forma e o corpo. Essa essência é a Vida Única, que se manifesta em tudo que é consciente ou inconsciente.

Existe uma Vida Única agindo através de todos nós aqui - das árvores, das águas, das pedras, do sol, da lua e das estrelas. Existe uma Vida Única que a tudo permeia. E o que te impede de ter plena consciência dessa Unidade? De se tornar iluminado?

A sua identificação com a mente, e com todas as criações dela. Aquilo que chamamos de pensamento. Então, a única possibilidade de você acessar a verdade, de acessar Deus ou a Unidade, ou ainda a percepção da vida única além do nome e da forma, é fazendo a mente se tornar serena.

2 comentários:

  1. Ainda não encontrei o que busco. Mas já não busco mais nas pessoas e nos livros, começo a ouvir meu coração. Não é nada agradável a minha caminhada, não é suave nem harmoniosa, como as historias de vidas que almejamos,mas já não aguento mentir a mim mesmo.. em ideias e momentos , intervalos de tempo em que penso ter finalmente encontrado a paz... e ela se vai, com uma tempestade, me vejo em uma busca infinita, sem tregua nem descanso, onde esta a paz, o amor e a alegria...

    Antonio Santana

    ResponderExcluir
  2. Oi Antônio, boa noite!

    Muito obrigado pelo seu comentário. Me colocou pra pensar!
    Acredito que o mais importante por agora é que continue buscando encontrar a sua paz. Em um momento ou outro ela terminará surgindo no seu coração.

    Abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir

Comente: