domingo, 26 de maio de 2013

Ao mais experiente cabe a iniciativa de reconciliar-se

Mestre Dikra, um Mestre Imutabilista que vivia na Chapada Diamantina, Baiana, e que primava pela Iluminação, realizava uma “Caminhada em Busca do Imutável de si Mesmo” com diversos amigos, no Caminho da Iluminação, pelos Santuários de Luz da região. Num determinado momento de tal movimento, anoitecia e tal Mestre, depois de esclarecê-los quanto à parte do Estado Onilaterativo de Ser, deixou seus Shelas em reflexão e afastou-se deles por alguns instantes. Assim, Mokril, um deles, sentou-se no ambiente de tal Santuário e, na medida que todos eles conversavam acerca do assunto, uns com os outros, ele se revelava como uma pessoa incompreensiva, pois, em suas reflexões demonstrava ressentimentos, rancores, mágoas e tudo que equivalha, para com outras criaturas, tanto presentes, quanto ausentes. Daí um dos aprendizes, Drobi, com o quê preocupado, procurou o Mestre, que neste momento estava contemplativo numa outra região da montanha, e quando o encontrou, na medida que noticiava a este o que presenciara, indagou-lhe:

- Mestre; enquanto aprofundamos o pensamento acerca do seu sermão de hoje, Mokril está deitado no Santuário, mas como sempre - não pára de se lamentar. Por que será Mestre?

O Mestre disse:
- Talvez seja porque ele está sentado no chão frio.

Drobi continuou:
- Ora Mestre se fosse por isso, bastava ele levantar-se.

Daí o Mestre consumou:
- É verdade; contudo, talvez o chão frio não o tenha maltratado o suficiente para ele tomar a iniciativa de se levantar e de fato fazê-lo.

Texto: Fundação Ocidemnte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: