domingo, 13 de junho de 2010

Qual é o momento certo?

        Sinto certo incômodo ao perceber que, com o passar dos anos, se torna uma tendência, quando se trata da transformação moral pela qual passaremos todos, mais cedo ou mais tarde, o retardo na nossa caminhada e a fácil aceitação dos percalços que encontramos por esses caminhos tortuosos da existência.
        Nestas horas, acompanhando este desconforto, surgem questionamentos como: Existe um momento exato para a nossa transformação moral? Se existe, onde ele está? Como podemos ir ao seu encontro?
        Estagnamos na nossa caminhada evolutiva e, como justificativa para essa interrupção, normalmente, utilizamos o termo “momento”.
        Na nossa inércia, a impressão que fica é que dificilmente encontraremos a hora da modificação interior, do autoburilamento, da modificação moral proposta pelo mestre Jesus e corroborada pela doutrina kardequiana. Utilizamos o termo como se fosse um muro intransponível entre nós e o nosso ser interior em busca da perfeição. Como já nos orientou um sábio do passado “somos os artífices dos nossos destinos” e nesta oficina de trabalho a principal ferramenta que possuímos é o livre-arbítrio, que classifico como a maior bênção que poderíamos ter recebido do Criador para o nosso processo reencarnatório. É através do livre-arbítrio que podemos, e devemos, mudar, para melhor, os nossos caminhos.
        A inteligência universal quando nos presenteou com este atributo me parece que tinha como intenção que buscássemos, em nós mesmos, a capacidade de optar pelas experiências mais enriquecedoras para a nossa existência, não unicamente o melhor para uma passagem momentânea - o que são 60 ou 70 anos de vida comparado com a eternidade? - mas o que essas opções que tomamos hoje podem refletir mais adiante no nosso aprimoramento em busca da felicidade.
        A divergência encontrada no termo “momento” passa por um processo de autoconhecimento, o qual requer a aceitação dos nossos vícios e das nossas fraquezas, contudo, requer inclusive, o reconhecimento das nossas virtudes buscando potencializá-las para que mais tarde essas nossas falhas morais comecem a desaparecer aos poucos, de acordo como nosso trabalho e merecimento.
        Tivemos muitos exemplos, em vários momentos da história, que nos servem como referência nesse processo de conversão moral. O impulso, em determinada ocasião, pode até ser externo, porém o trabalho é feito de forma intrínseca, buscando, como dito anteriormente, nas nossas virtudes o sustento que nos revigora e sustenta na tentativa da transposição deste alto e imponente muro da inação.
        O espiritismo, codificado por Kardec há mais de 150 anos, nos propõe um despertar em totalidade, nos convidando a transformação moral que é o verdadeiro processo libertador.
        Nas obras da parceria entre Divaldo e Joanna, dentre outras, vamos perceber que depende somente das nossas forças essas modificações morais que vão nos libertar do jugo das vaidades.
        Entendemos, perfeitamente, que a vida é feita de momentos que surgem e que passam. De momento que marcam mais ou menos. Momentos de felicidade e de tristeza, mas não podemos interpretar essa palavra de forma equivocada, obstruindo a passagem da charrua da elevação espiritual.
        O momento de decisão requer que estejamos firmes nos nossos propósitos. Assim como na vida, quando decidimos casar, quando decidimos ter filhos, requer absoluta certeza de que é realmente a nossa vontade. Não podemos hesitar na nossa decisão para que um pequeno acúleo não se transforme em arma dilacerante.
        Na nossa modificação interior funciona de forma parecida. Vamos identificar o nosso principal vício, a essa altura já devemos ter descortinada essa fraqueza, e buscar batalhar, dia após dia, para vencê-lo, tendo como grande arma a nossa vontade de crescer. Nesta árdua tarefa teremos sempre ao nosso lado os mentores espirituais, enviados do Cristo, sempre a postos para nos auxiliar no que for necessário. Importante ressaltar que os espíritos não resolverão os nossos problemas. Certamente ajudarão, mas a solução depende somente de nós.
        Precisamos parar de nos esconder atrás do muro do momento, observando a nossa vida através de fendas, e começar, agora mesmo, a fazer um amanhã diferente, baseado na nossa modificação interior. Temos todas as ferramentas necessárias, basta somente que tenhamos a vontade de mudar e este sim é o grande desafio.
        Jogar as máscaras no chão, aceitar quem realmente somos e mudar o que for necessário para que tomemos as rédeas da nossa evolução. Este, acredito eu, parece ser o grande desafio do “momento”.

6 comentários:

  1. Caro Ivan Cézar,
    O momento é AQUI e AGORA e com licença poética permita-me dizer que: Entre o tudo e o nada há uma nova ordem de sincronicidades. No espaço-tempo do vir a ser, há vacuidade. E onde nada parece fazer sentido, há uma lógica em trânsito. Saber o que se sabe é um fragmento da história que aos poucos se revela. O que há para ser compreendido? Como preencher os espaços em branco? O sentimento de espera é um hóspede intruso que traz desconforto, mas ocupa quase todos os cômodos da casa. E o inesperado faz de conta que foi convidado a entrar e indaga sobre o porquê da surpresa. Nesse cenário, um sentimento indefinido se fragmenta em mil pedaços e inunda todo o ser...
    Jorge Amaral
    Blog = http://amaraljorge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de te encontrar com um blog,sendo um espaço holistico, pois neste sentido as pessoas vão poder se expressar , com suas grandes necessidades de crescimento espiritual, independente da filosofia professada, um grande abraço, e continue meu jovem, parabéns.Salete Matos.

    ResponderExcluir
  3. " Não deixes passar despercebido o teu divino instante de ajudar. Surge, várias vezes nos sessenta minutos de cada hora, concitando-te ao enriquecimento de ti mesmo. Num simples momento é possível fazer muito. Vale-te, pois, do instante que foge e semeia bênçãos para que o mundo se empobreça de miséria e, em se fazendo hoje mais rico de amor, possa fazer-te amanhã mais rico de luz"

    Parabéns pelo novo empreendimento!
    Que a sua iniciativa possa nos enriquecer com suas reflexões, e que o bem que semeares possa voltar para você na forma de muita luz!
    Te admiro muito! Sucesso sempre!!
    Juliana

    ResponderExcluir
  4. "Um passarinho me ensinou
    Uma canção feliz
    E quando solitário estou
    Mais triste do que triste sou
    Recordo o que ele me ensinou
    Uma canção que diz:
    Eu vivo a vida cantando
    Hi, Lili, hi, Lili, hi lo
    Por isso sempre contente estou
    O que passou, passou
    O mundo gira depressa
    E nessas voltas eu vou
    Cantando a canção tão feliz que diz
    Hi, Lili, hi, Lili, hi lo
    Por isso é que sempre contente estou
    Hi, Lili, hi, Lili, hi lo"

    Parabéns gostei da sua iniciativa, que a luz continue a clareiar mais e mais.

    Atenciosamente,

    Jean Barbosa Guimarães

    ResponderExcluir
  5. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina

    Conseguiu realizar mais um dos seus sonhos,
    PA-RA-BÉNS, você merece!
    Continue crescendo e clareando os caminhos das pessoas que cruzam o seu.

    Seja feliz!
    Beijos,
    Thai

    ResponderExcluir
  6. "Nós, do Alto Conselho da Cruz Solar, Senhor Sananda e eu próprio, enviamos nossas saudações amorosas para todos os que na Terra trabalham pela humanidade. Ancoramos agora as energias do Comando mais firmemente nas oitavas das dimensões superiores do Monte Shasta, na Califórnia, bem como a sua base com a recolocação de Athena e Solariel e o estabelecimento do Comando Central de Ashtar. Como resultado da nossa presença mais pronunciada nessa área, ocorreram alguns efeitos visuais bastante espetaculares para recompensar o olhar do observante. A Merkabah das hostes solares apareceu em torno do Sol no dia 17 de junho de 1996. Hora de olhar para cima, habitantes da Terra! Estes não são tempos comuns. Parem seus negócios habituais e testemunhem esses acontecimentos extraordinários, pois nunca nada do gênero aconteceu na Terra ou em qualquer outro planeta do sistema solar de vocês. Vocês ainda não ficaram cansados do comum?

    Regozijem-se, pois o dia da transformação de vocês está chegando!"
    ASHTAR SHERAN


    A hora da transformação moral é chegada.


    Atenciosamente,

    GEOVANI OLIVEIRA

    ResponderExcluir

Comente: