quinta-feira, 26 de agosto de 2010

NÃO ENTENDO


Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender.

Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras.

Sinto que sou muito mais completo quando não entendo.

Não entender, do modo como falo, é um dom.

Não entender, mas não como um simples de espírito.

O bom é ser inteligente e não entender.

É uma bênção estranha, como ter loucura sem ser doido.

É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice.

Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco.

Não demais: mas pelo menos entender que não entendo.


Texto: Clarice Lispector
Colaboração: Jorge Amaral (muito obrigado, Jorge!)

Será que a eterna busca pelo entendimento das coisas, às vezes, não pode nos aprisionar aos velhos paradigmas? O que acham?

3 comentários:

  1. Concordo... as vezes fico intrigado com a origem do sofrimento. Penso... terá um fim?
    Mas fico feliz em saber que as vezes o sofrimento, eleva o meu raciocino para um outro patamar. Então vejo que lições foram aprendidas, pensamentos modificados. Isso gera uma felicidade inexplicável.

    ResponderExcluir
  2. Retificando o "concordo" : Eu acho que a eterna busca do pensamento pode nos aprisionar aos velhos paradigmas. Isso é claro, se ficarmos presos a decepção quando não encontramos todas as respostas que queremos.

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre fiquei intrigada com esse pensamento da Clarice, da qual sou fá incondicional. Mas, acho que consigo, hoje, dar sentido a essa mensagem, em mim. Penso que a cultura ocidental não nos estimula ao não entendimento. Estar no não entendimento é estar em algum outro lugar que não é na dimensão do pensamento, da lógica cartesiana que tudo explica. Talvez seja um lugar recheado pela confiança, pela esperança, pela fé, que só será sentida se percebermos a sutil diferença do não entendimento que se sustentta na fé daquele outro que nos leva à angústia. Ivan, tb fui desse mesmo centro. À época Angelica era a presidente. Se puder, diz que mando muitos beijos, todos cheios de saudades. Obrigada. Abs

    ResponderExcluir

Comente: