quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O homem: sua origem e evolução.

Uma das características humanas é a capacidade de questionar e refletir, buscar respostas aos desafios e aos enigmas que surgem em nossa mente. O dar-se conta do desconhecido deve ser impulso que conduz à tentativa de se ampliar o horizonte, que possibilite uma nova visão sobre a sua existência e o seu destino. Neste valioso texto, especialmente útil para aqueles que desejam iniciar uma investigação sobre a origem e a evolução do homem, Sri Ram, com sua habilidade de enfatizar o essencial, analisa diversos pontos fundamentais presentes na literatura teosófica.

De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos?

Esse enigma inquietante é um mistério a ser resolvido. Na perspectiva da filosofia esotérica o homem é um microcosmo, uma Mônada Divina que reflete as potencialidades do Todo Universal. O homem é um peregrino espiritual, um anjo caído, que traz consigo o Fogo do Céu. Como disse o filósofo Heráclito, ele é um “deus mortal”, que se projetou na matéria e perdeu a percepção de que é um Espírito (Atman). Mas na sua totalidade, além de uma forma e um espírito, o homem também é um ser mental. Por isso é importante visualizarmos como ocorre o processo da evolução, nestes três níveis: material, mental e espiritual. Como é destacado, o estudo da natureza sutil e dos “princípios do homem” é fundamental para se entender como a consciência expressa-se no mundo. O processo da evolução e a busca do aperfeiçoamento está relacionada com a existência de uma mente lúcida e purificada, que entra em sintonia com a Realidade que está presente em nós. O homem precisa reencontrar sua integridade original, recuperar sua natureza holística. Voltar a ver a si mesmo como uma parte o processo cósmico do Grande Uno.

Fonte: SRI RAM, N. O homem sua origem e evolução. Brasília: Teosófica, 1991.

E você, quem é? De onde veio? Para onde vai?

3 comentários:

  1. "Quando eu me pergunto quem sou eu, sou o que pergunta ou o que não sabe a resposta?...".

    ResponderExcluir
  2. Essa é a questão chave: Entendermos o que representamos nesse Grande Universo. Precisamos despertar e retirar o veu que nos foi colocado pelas religiões, com o intuito de nos mantermos limitados e mais presos a matéria. Recentemente vi a imagem do nosso planeta Terra, através de um Telescópio bastante poderoso. Nessa imagem o nosso planeta não passa de um pontinho minúsculo no meio do Universo. Não somos o inicio nem o meio nem o fim. A parti do momento que deixarmos a vaidade de lado e começar a ver não só com os olhos da matéria muita coisa nos será revelado.

    ResponderExcluir

Comente: