domingo, 15 de maio de 2011

Cotonetes espirituais

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” Salmo 23

O salmo citado acima nos esclarece sobre a presença divina na nossa vida em todas as ocasiões, principalmente nas dificuldades. Entendo que a divindade é ostensiva através dos benfeitores que se dispõem a nos auxiliar, como diria o texto da cerimônia católica do casamento “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença”. A questão é que nem sempre estamos atentos, despertos para ouvir as sugestões oportunas que esses anjos nos enviam, muito pelo fato de não termos os nossos ouvidos treinados. Aí é que entra o “cotonete espiritual”.

Para que serve? Onde posso comprar? Qual o preço? É de algodão? Nenhuma das perguntas anteriores tem importância alguma, a não ser a primeira. Para que serve?

A ferramenta que batizei de cotonete espiritual não é algo físico. Não tem algodão, não se pode comprar, não é rígido nem flexível, não é azul, mas serve para melhorar a nossa audição interna, a audição da nossa alma. Serve para que possamos escutar melhor os recados enviados à nossa ajuda. E como posso fazer isso? Modificando-me.

Já escutamos sobre o autoconhecer, as questões morais, o conhecimento das leis de causa e efeito, mas nada disso fará sentido se não quisermos nos modificar. Caso a renovação não tenha sido iniciada, nem adianta se preocupar com a limpeza da audição da alma. Vamos entender melhor os recados, mas corremos o risco de cairmos na inércia.

Uma coisa é certa, os cotonetes estão ao alcance de todos. Cada um de forma particular, já que para as questões intrínsecas não existem fórmulas mágicas. O seu material está disponível no seu coração, assim como o meu está disponível no meu. Somente nós, e os nossos protetores, conhecemos as nossas necessidades individuais e é por isso que você não pode usar o meu cotonete e nem eu posso usar o seu.

Mesmo na impossibilidade de utilizarmos o cotonete do próximo uma verdade é inconteste. Podemos ajudar uns aos outros na busca pela renovação, pelo exercício diário, pela modificação, encorajando, falando e, principalmente, agindo.

É isso. Pegue o seu cotonete e inicie a limpeza do seu aparelho psíquico, da audição da alma. Certamente as mensagens chegarão mais claras “ainda que ande no vale da sombra da morte”.

Autor: Ivan Cézar
Colaboração: Thaize Barbosa

Opinem!!!!

Um comentário:

  1. MUITAS VEZES SABEMOS QUAIS AS NOSSAS REAIS NECESSIDADES E NÃO TEMOS CORAGEM DE ACEITÁ-LAS, POR QUE MUITAS VEZES TEMEMOS O DESCONHECIDO,A MUDANÇA É SEMPRE MUITO DIFICIL PARA ALGUMAS PESSOAS,MAS,TEMOS QUE TENTAR, ISSO É VERDADE, EXCELENTE COLOCAÇÃO A CERCA DO ASSUNTO.

    ResponderExcluir

Comente: