domingo, 4 de setembro de 2011

Mediunidade ou churrasco?

“Noite de sábado e recebo um convite de amigos para participar de um churrasco na manhã de domingo.”
Ao acordar era sensacional a visão à minha frente. Percebi o lindo dia de sol que se abria e já comecei a esquematizar uma ida ao mercado do lado de casa para comprar umas carnes e refrigerantes. Seria essa a minha contribuição ao evento que fui convidado, porém aconteceu uma coisa interessante. Uma voz que surgiu não sei de onde vem me lembrar do compromisso que tinha assumido há algum tempo. Era o compromisso mediúnico. Combinei com a casa espírita que frequento que participaria das reuniões mediúnicas realizadas sempre no primeiro domingo de cada mês. Adivinhem que domingo era esse?
E agora? O que fazer? Sucumbir aos apelos da carne, no sentido do churrasco e no sentido dos gozos terrenos ou cumprir o compromisso que me responsabilizei seguindo para o centro espírita?"


O texto acima é meramente imaginário. A situação narrada nunca aconteceu verdadeiramente e acredito que alguns de vocês, leitores, podem estar se perguntando se existe a possibilidade de acontecer com algum de nós, médiuns, doutrinadores, passistas, dirigentes, faxineiro, porteiro, recepcionista... Ou mesmo o motivo da dúvida. “Claro que a escolha deve ser o trabalho!” Será mesmo que é assim que pensamos?

É sempre bom lembrarmo-nos de não assumir aquilo que não podemos cumprir. Criamos expectativas nas pessoas – encarnadas e desencarnadas – que contam com a nossa presença nos trabalhos e resolvemos “falhar” acreditando que a ausência não trará transtornos à tarefa.

Responsabilidade, respeito, discernimento são palavras que devem nos acompanhar em qualquer empreendimento ao qual nos propusemos. E isso não é somente em relação aos trabalhos espirituais, mas deve ser um comportamento, antes de tudo, social. Problemas acontecem, é claro. Dificuldades se apresentam de forma inesperada. A questão é quando a exceção passa a ser uma regra. Se soubermos administrar o nosso tempo, poderemos trabalhar e nos divertir sem que uma coisa exclua a outra. Com o tempo, vamos colocar na balança aquilo que mais pesa e daremos prioridade ao essencial, às questões do Espírito. “A Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”. Pensemos com carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: