domingo, 26 de fevereiro de 2012

As relações mundanas desprovidas de amor são inúteis.

Enquanto a mãe tiver forças, ela alimentará seu filho. Este também deve cuidar de sua mãe do mesmo modo. Deus nos deu um nascimento humano para que alimentemos e cuidemos uns dos outros. Para que servem os relacionamentos, como os de irmãos e irmãs? Não é somente para que dividam as propriedades e riquezas, mas para que desenvolvam amor e generosidade uns para com os outros. Os verdadeiros parentes são aqueles que compartilham amor entre si. Os relacionamentos mundanos desprovidos de amor são inúteis. Aqueles que são fortes e poderosos devem proteger os fracos e desamparados.

Quando veem alguém em dificuldade, sejam gentis e tentem enxugar suas lágrimas. Isso é verdadeira compaixão. Essa compaixão é retidão; é amor. Quando expandimos nosso amor, podemos dar felicidade ao mundo inteiro. Por isso, desenvolvam amor. Se encontrarem com uma pessoa pobre, doente ou com problemas, ofereçam toda a ajuda que possam dar. Quando auxiliam a alguém nessas condições, Deus derrama sobre vocês o Seu amor. Em cada ser humano Deus está presente na forma do amor. Não devemos desperdiçar ou usar mal esse amor. Hoje em dia, expressamos amor de forma arbitrária, por toda e qualquer coisa. Ao amarmos coisas indesejáveis, trilhamos o caminho errado e alcançamos um estado lamentável.

Algumas pessoas demonstram um grande amor pelos estranhos, mas não têm o mesmo amor para com sua mãe e pai, dentro de casa. Primeiramente, devemos amar nossos pais e, depois, as outras pessoas. Entretanto, não devemos limitar nosso amor somente aos nossos amigos e parentes; devemos amar a todos. Só assim Deus derramará Seu amor sobre nós.

Quando virem alguém com dificuldades ou ferido na rua, não sejam indiferentes. Não importa o quanto estejam com pressa, tentem remover o sofrimento daquela pessoa. Então, Deus se manifestará diante de nós, enchendo-nos de energia. Não há ninguém neste mundo que possa nos dar mais amor do que Deus.

Nós cantamos bhajans e realizamos atividades de serviço só para alcançar o amor de Deus. Esse amor nos preenche com grande energia. Só Deus nos dá essa energia. Por isso, amem a Deus e a todas as pessoas que, na verdade, são as crianças de Deus.

Algumas crianças se tornam órfãs. Devem aliviar seu sofrimento. Assim, seu nascimento como seres humanos terá valor. Vocês veem uma pessoa com problemas e se afastam sem lhe demonstrar qualquer gentileza. Não há maior pecado do que esse. Amanhã, se acontecer de estarem em dificuldades, seus amigos também os ignorarão e zombarão de vocês. Portanto, devem amar aos demais e receber seu amor. Caridade e gentileza são componentes muito importantes do dharma.

Autor: Sathya Sai Baba

3 comentários:

  1. Excelente texto.
    Talvez, para ficar mais "fácil", devemos sempre nos perguntar: se fosse eu nesta situação, o que gostaria de receber? O AMOR é a palavra mágica...

    ResponderExcluir
  2. O amor é o perdão é a chave para felicidade de todos!!!

    ResponderExcluir

Comente: