domingo, 4 de março de 2012

Educação Espírita – Um tesouro a descobrir

Nos registros históricos da Humanidade encontraremos inúmeras anotações em torno do esforço do homem para lograr as chamadas reformas sociais. (…)

Entendemos que, enquanto se procurar a reforma social sem a indispensável e profilática reforma moral, inúteis serão os esforços.

E a alavanca da reforma moral chama-se… educação.

Conta-se que Licurgo, célebre orador e político ateniense, que viveu entre 396 e 323 a.C. “fora, certa ocasião, convidado para falar sobre a Educação. (…)”

“(…) Educar, disse então Licurgo – é criar hábitos considerados saudáveis. Educar é desenvolver as aptidões inatas da criatura que, estando adormecidas, devem dirigir-se para o bem geral. Educar é preparar o indivíduo para realizações nobilitantes.”

Allan Kardec, o insigne Codificador da Doutrina Espírita, em O Livro dos Espíritos, enfatiza a importância da arte de educar, considerando-a como “[...] o conjunto dos hábitos adquiridos.”1 (…)

Neste momento, estudiosos da Pedagogia e o relatório da Comissão Especial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), sob a coordenação do educador francês Jacques Delors (1925-), intitulado Educação, um Tesouro a Descobrir, (…) apontam os quatro pilares de uma educação para o século XXI – Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser – visando à revolução e renovação sociais que o mundo deseja. 2 (…)

“Por que indícios se pode reconhecer uma civilização completa?”, pergunta Kardec (q. 793 de O Livro dos Espíritos). Respondem as Entidades amigas: “[...] Reconhecê-la-eis pelo desenvolvimento moral”. Em seguida, do pensamento lúcido e impregnado da vasta experiência pedagógica do mestre do Espiritismo são anotados os seguintes comentários à referida questão: “[...] De duas nações, que tenham chegado ao ápice da escala social, somente pode considerar-se a mais civilizada, na legítima acepção do termo, aquela onde exista menos egoísmo, menos cobiça e menos orgulho [...]; onde a vida do homem, suas crenças e opiniões, sejam melhormente respeitadas [...].

Podemos concluir então que a essência do Espiritismo é a educação e que a educação espírita é um tesouro a descobrir. Os mapas para a descoberta desse tesouro estão disponíveis, há quase um século e meio, graças à promessa de Jesus e ao esforço hercúleo do grande educador que foi Allan Kardec.

Autor: Adilton Pugliese

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: