domingo, 3 de novembro de 2013

O bem que faz bem

Nestes dias afligentes de consumismo exagerado e de objetivos nem sempre relevantes, vale a pena uma reflexão em torno do sentido psicológico da existência humana, Jesus, na sua condição de psicoterapeuta extraordinário, falou-nos de dois caminhos que conduzem à felicidade.

O primeiro, manifesta-se parabolicamente como a "porta larga" das facilidades humanas, que se encarrega de conduzir ao ápice do glamour, do sexo, do poder, facultando o desfrutar de todos os possíveis prazeres. O segundo, está no símbolo da "porta estreita", que é constituído de introspecção para entender a finalidade da jornada terrestre, utilizando-se do amor ao próximo e do compromisso de semente fazer aquilo que gostaria que lhe fosse feito.

Como consequência estabelece que e primeiro, embora encantador, é cheio de incertezas, frustrações, desencantos e desdita, isto quando não ocorre a saturação o vazio existencial. Portanto, essa é uma porta falsa, ilusória, que leva ao desar. O segundo, caracterizado pelos valores ético-morais de renúncia e de bondade, de abnegação e serviço fraternal, enriquece o ser, que desfruta de saúde e de bem-estar, assinalando o transcurso carnal com alegria inefável de viver.

Chamemo-los, numa linguagem moderna, como satisfação dos instintos, de sabor momentâneo e fugaz, aquele pelo qual se atravessa pela porta larga, enquanto, o outro, o da porta estreita, é rico de experiências iluminativas, de enternecimento e de vitórias sobre as paixões primárias em predomínio perturbador. Poderemos demostrar essa assertiva no trabalho que vem sendo realizado pelo Centro Espírita Caminho da Redenção, seus fundadores e dedicados servidores, criado no dia 7 de setembro de 1947.

Após 66 anos de atividades beneficentes, tem liberado do crime, da loucura, da degradação mais de uma centena de milhar de vidas que lhe buscaram o apoio, ansiosos pela própria cidadania. Parabenizamos todos aqueles que se entregam à construção do bem que sempre faz bem.

Autor: Divaldo Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: